• Home
  • >
  • Categorias
  • >
  • Dicas
  • >
  • Como reaproveitar cascas e sementes de maneira inteligente.

Como reaproveitar cascas e sementes de maneira inteligente.

Olá, Vizinha(o)! Assim como você eu também não gosto de desperdiçar comida e em toda oportunidade que tenho incentivo meus seguidores aqui e nas minhas redes sociais a adotarem um estilo de vida mais saudável e sustentável. Por isso, no post de hoje decidi compartilhar com você ideias incríveis para reaproveitar cascas, sementes, talos e folhas de maneira inteligente e deliciosa. Vamos lá?

Cascas de ovo darão mais força às suas flores e folhagens

 

Se você também adora decorar a casa com plantas, folhagens e flores, essa dica é imperdível! Reaproveite as cascas de ovo para preparar um adubo orgânico super potente e que trará vivacidade de volta aos vegetais.

Para preparar é simples: basta secar bem as cascas ao ar livre ou no forno em temperatura bem baixa e, em seguida, triturar no liquidificador. A casca do ovo é rica em cálcio o que favorece o processo de absorção de micronutrientes da raíz até as folhas. Tome cuidado, entretanto, com a quantidade de adubo utilizada. O ideal é que você não ultrapasse a dosagem de 1g do pó triturado para cada kg de substrato.

Faça um caldo de legumes com cascas de cenoura, alho, cebola e outros!

Um bom caldo de legumes é um verdadeiro coringa na cozinha e pode ser utilizado no preparo de sopas, risotos, arroz comum, caldos e outros cozidos. Ele substitui qualquer preparo salgado que leva água no cozimento, adicionando uma camada extra de sabor ao seu preparo.

Para o preparo do caldo adicione cascas de cebola (incluindo a raiz), de cenoura, de alho, restos de pimentões, de aipo e também de cheiro verde. Adicione água até completar a panela e deixe que o caldo ferva durante, pelo menos 15 minutos, para que todos os sabores sejam incorporados. Adicione também um pouco de sal e pimenta do reino e guarde o caldo no congelador por até 3 meses ou se preferir, utilize imediatamente.

Sementes de abóbora viram um ótimo petisco
Separe as sementes da abóbora, retire a polpa e lave bem em uma peneira. Escorra toda água e retire os restos da polpa que possam ter permanecido nas sementes e seque-as com um pano de prato limpo.

Para fazer o petisco basta torrar as sementes em uma frigideira com um fio de azeite e temperar com sal, pimenta do reino e alecrim a gosto.

A casca de abacaxi vira um suco diferente e super saboroso!

Você não deve saber, mas a casca de abacaxi possui cerca de 40% de vitamina C a mais que a polpa da fruta. E olha só: é justamente a parte que descartamos. Por isso, essa receita de suco feito com a casca é uma opção super saudável e deliciosa para quem quer dar um gás na imunidade e combater sintomas de gripe ou resfriado.

Para prepará-lo é simples: basta lavar bem a casca de um abacaxi inteiro e deixar ferver e mais ou menos 1 litro e meio de água filtrada. Adoce a gosto e sirva gelado após, pelo menos, uma hora na geladeira. Fica ótimo com folhinhas de hortelã e gelo abundante.

Os talos da couve incrementam a sua farofa.

Os talos da couve são ricos em vitaminas, assim como os talos do coentro, salsinha, espinafre e outras hortaliças. Aproveite o caule para incrementar farofas adicionando esta parte da verdura no momento em que estiver refogando o bacon ou linguiça da sua farofa tradicional. Além de ficar uma delícia, torna o prato ainda mais nutritivo e evita o desperdício de alimentos.

As cascas de beterraba viram um corante natural para bolos.

Uma das características principais da beterraba é a composição rica em betacaroteno e que garante a cor vibrante ao tubérculo. Assim, a casca da beterraba pode virar um corante natural com cor roxo-avermelhada ótima para bolos, biscoitos, patês (que ficam num tom rosa lindo!) e outros preparos como molhos e ensopados.

Para preparar basta ralar cascas de beterraba e levar ao forno em temperatura baixa até que fiquem bem sequinhas. Por fim, bata toda beterraba assada em um liquidificador até formar um pó solto. Guarde em um recipiente limpo em local seco e arejado por até 3 meses.

E aí, gostou das minhas dicas? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e veja o que os seus seguidores acharam dessas ideias de reaproveitamento de alimentos. Até a próxima 🙂

Olá, eu sou a Iza
Olá, eu sou a Iza

Aqui você confere ofertas e promoções do folheto, tv e algumas vantagens exclusivas aqui do blog. Para ver os produtos com os melhores preços, selecione a sua localidade e confira as ofertas EPA que eu preparei para você.