Vizinho, tão importante quanto escolher os alimentos que você vai consumir no dia a dia é saber como armazenar corretamente cada um deles para saboreá-los frescos e com o máximo de nutrientes. Por isso, separei dicas essenciais para você já aplicar hoje. Vamos lá?
Nas prateleiras superiores
Coloque os alimentos que necessitam de maior refrigeração, como leite e seus derivados.
Nas prateleiras inferiores
Aqui, os alimentos que precisam de menos refrigeração. Legumes, verduras e frutas na caixa específica para eles da geladeira.
Porta da geladeira
Na porta podem ser guardadas latas de bebidas, temperos, geleias, conservas, sucos e água. Lembre-se de colocar seus temperos sempre em potinhos vedados.
Freezer
Carnes e preparações podem ficar no freezer, mantendo sua conservação por meses. Uma opção é você porcionar as quantidades para congelá-las da maneira ideal para seu consumo, já que uma vez descongelada, você não pode congelar esses alimentos novamente.
E os alimentos prontos?
Vizinho, alimentos não perecíveis como grãos, cereais, açúcar e farináceos não precisam ser armazenados na geladeira, no entanto, guarde cada um deles em locais frescos, sem a presença da luz solar.
Alimentos enlatados, depois de aberto, podem ficar na geladeira de acordo com as recomendações presentes no rótulo. Após esse período, eu te recomendo a descartá-los. Ninguém quer ficar de piriri, né?
Uma dica incrível que eu posso te passar (e que vai ajudar o seu bolso) é organizar a geladeira para que ela nunca fique muito cheia de alimentos, dessa forma você consegue visualizar rapidamente tudo o que há disponível.
Se alguma coisa estiver faltando, você pode dar um pulo no EPA e comprar, ou já verificar o que deve ser consumido rapidamente.
Ainda dentro da organização da sua geladeira, evite deixar alimentos crus na mesma prateleira dos alimentos cozidos, pois os crus podem contaminar os cozidos.
Gostou das dicas, vizinho? Compartilhe com seus amigos.