Aplique essas 6 dicas para arrumar sua casa mais rápido
Olá, super vizinhos! Hoje a dica é boa demais: vou te mostrar estratégias práticas para poder arrumar sua casa mais rápido de forma otimizada e tranquila. Vamos deixar a casa em ordem?
Checklist de limpeza
Um jeito muito fácil de organizar as tarefas é por meio de uma lista com as atividades que você tem que fazer. Comece separando os ambientes da casa mais tranquilos de serem limpos, como os quartos e banheiro (sim, o banheiro pode ter mais “germes”, mas é mais rápido de lavar do que a cozinha, por exemplo), e depois indo para os mais complicados, por exemplo.
Cada coisa em seu lugar
Em ambientes comuns é muito frequente ver objetos fora do lugar, comece organizando cada um deles e retire toda a sujeira, como copos espalhados, recibos de mercado no chão, etc. Passe um pano úmido nos móveis que estão com poeira. Retire o lixo dos cestos e lave cada um deles com água e detergente, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Só de ver as coisas no lugar e sentir o cheiro de limpeza, a vontade de continuar a arrumação vai se aumentar.
Doe o que não é mais necessário
Acumular objetos é a receita clássica para criar bagunça. Quanto mais prático for seu lar, melhor. Portanto, na cozinha, nos quartos e até nos ambientes comuns, como sala de estar e copa, junte e desfaça de todos os itens que são desnecessários. Não se esqueça: quanto mais coisas na sua casa, mais tempo e trabalho serão gastos para arrumá-la. Nesse processo, não se esqueça de conferir o que está nos armários e gavetas.
Use produtos de qualidade
Faça uma pesquisa de bons produtos para limpeza e visite o EPA mais próximo de você. Uma dica extra em relação aos produtos é organizar cada um que você vai precisar antes de começar a limpeza, faça proveito dos produtos específicos e apropriados para cada revestimento. Além de facilitar a higiene, você não corre o risco de danificar nada.
Coloque como prioridade no dia
O dia que a limpeza estiver programada, faça primeiro do que qualquer outra atividade. Comece analisando o cômodo que será limpo, tirando os lixos, organizando os objetos fora do lugar, separando os produtos e depois jogando água, esfregando e enxaguando, caso seja propício para uma limpeza mais profunda. Quando você elimina a atividade mais complicada do dia logo nas primeiras horas, a sensação de “dever cumprido” vem logo à tona e pronto. Você estará o resto do dia livre para fazer suas demais atividades.
Incentive o hábito da organização
Incentivar que seus filhos, marido/esposa e as demais pessoas que moram com você participem do processo de organização da casa é super importante. Mesmo que sejam tarefas simples, como passar um pano com desinfetante em alguns móveis ou varrer algum cômodo, por exemplo, já vai te ajudar a poupar tempo e evitar o cansaço extremo, além de ensinar aos seus filhos que cuidar do ambiente onde eles estão é importante.
Arrumar a casa não precisa ser mais difícil do que já é. Você pode transformar esses momentos em situações mais gostosas, colocando uma música animada, velas aromáticas e até bebendo uma cervejinha com moderação. Coloque essas dicas em prática e diminua o tempo desse processo para gastar mais horas fazendo o que gosta e com quem ama. Gostou dessas técnicas? Então, visite outro conteúdo que eu, sua super vizinha, preparei para você!