• Home
  • >
  • Categorias
  • >
  • Dicas
  • >
  • Tudo que você precisa saber para evitar a contaminação de alim

Tudo que você precisa saber para evitar a contaminação de alim

Olá, vizinha(o)! Hoje quero falar com você sobre a importância de uma alimentação livre de contaminações. Se você ainda não entende a relevância deste tema, saiba que, segundo informações do Ministério da Saúde entre 2000 e 2015 foram registrados 209.240 casos de pessoas doentes por intoxicação alimentar. Se você já é uma pessoa preocupada com isso, certamente este post trará algumas informações importantes para que a sua rotina alimentar seja ainda mais segura e livre de microorganismos indesejados. Vem comigo que eu te mostro!

 

Higienize frutas, legumes e hortaliças antes de consumí-los

 

A regra de ouro sempre será a higiene. Por isso, certifique-se de que os alimentos sejam muito bem higienizados antes do consumo. Uma boa dica é fazer a limpeza assim que chegar do mercado, desta forma, você não corre o risco de contaminar alimentos da geladeira ou fruteira.

 

 Para fazer a higienização corretamente comece lavando as verduras, folha a folha em água corrente. Frutas e legumes também vão para baixo da torneira, um de cada vez. Deixe 10 minutos de molho em solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água. Enxágue em água abundante, seque e guarde adequadamente.

 

Sempre troque as esponjas de lavar louça

Trocar as esponjas de lavar a louça também é uma ótima maneira de evitar a contaminação cruzada de alimentos. Esse tipo de contaminação é comum no manuseio de carnes como frango e peixe.

 

Falando em contaminação cruzada…

 

Nunca, em hipótese alguma, use os mesmos utensílios utilizados em cortes de frango ou peixe para preparar outros alimentos. No caso do frango, o principal motivo se deve à bactéria da salmonela, responsável por grande parte das intoxicações alimentares mais graves. Já com os peixes, o risco é de contaminação por difilobotríase, por isso, fique atenta(o) sempre! 

 

Evite deixar refeições e preparos em temperatura ambiente

 

Ao preparar refeições, principalmente em festas, é comum deixar a comida exposta em temperatura ambiente por um longo tempo. Entretanto, tal prática favorece a intoxicação alimentar, principalmente em preparos que levam maionese, vinagre, leite e/ou derivados. Além deles, qualquer alimento fora da geladeira pode “azedar”, sobretudo quando as temperaturas estão mais elevadas. 

 

Lave sempre as mãos 

 

Não é irrelevante dizer que boa parte da contaminação de alimentos é proveniente da falta de higiene correta, principalmente das mão, seja no preparo, na hora de servir ou de comer. Por isso, não abra mão da tradição que se estabeleceu lá no início da pandemia: higienização das mãos é imprescindível!

 

Gostou das dicas? Compartilhe esse post nas suas redes sociais para que suas amigas(os) também vejam!

Olá, eu sou a Iza
Olá, eu sou a Iza

Aqui você confere ofertas e promoções do folheto, tv e algumas vantagens exclusivas aqui do blog. Para ver os produtos com os melhores preços, selecione a sua localidade e confira as ofertas EPA que eu preparei para você.