Olá, super vizinha(o)! No post anterior falei sobre os principais cortes de boi para fazer aquela carne de panela de pressão. Eu sei também que nem todo mundo sabe utilizar corretamente esse tipo de utensílio e, por isso, quero te ensinar tudo que você precisa saber para usar a panela de pressão com segurança. Afinal, além de prática, ela te ajuda a economizar no gás e no tempo de preparo. Tudo de bom, não é mesmo?
Garanto que depois deste post você saberá tudo que deve fazer para utilizar a panela com segurança evitando qualquer possibilidade de explosão. Combinado? Então vem comigo e chega de ter medo de panela!
Primeiros cuidados
Bom, um dos primeiros cuidados que você deve ter é a atenção ao modelo comprado. Existem diversos tipos de panela de pressão disponíveis no mercado. Tem as elétricas, super práticas, as com trava de segurança, material antiaderente e também as clássicas que sempre vemos nos lares tradicionalmente brasileiros.
Ter atenção a isso é um ponto a mais para sua segurança, afinal, existem modelos que garantem ainda mais segurança ao uso, um ponto extra para aquelas e aqueles que morrem de pavor desse tipo de panela. O principal, mesmo, é que o modelo escolhido tenha o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). É esse instituto que fiscaliza, testa e garante a segurança do seu equipamento.
Além da atenção quanto ao selo, com alguns cuidados em relação à limpeza, conservação e manuseio garantem o uso livre de incidentes. Vamos às dicas!
Nunca encha a panela até o topo
Para que a panela execute corretamente a sua função, é necessário que se tenha um espaço para que o vapor possa fazer a pressão. Por isso, é muito importante que você nunca encha a panela até o topo.
Seja cheia com líquido ou com o alimento, uma panela bem vedada e sem espaço para dispersão do vapor pode acabar explodindo. Isso porque, ao entrar em ebulição, misturada com pedaços de alimento, a água pode entupir a válvula de segurança da panela. Sem como haver a descompressão, o vapor d’água acaba inchando a panela, causando a explosão. E você certamente não quer isso, não é mesmo?
Limpe as válvulas sempre
Um complemento à dica anterior, nesta recomendo fortemente que você fique atenta(o) à limpeza da válvula da sua panela de pressão. Será ela o ponto de equilíbrio entre o ambiente externo e a pressurização responsável pelo cozimento.
Assim, sempre retire a válvula com pino e lave-a em água corrente. Se for preciso, enfie um palito de dente ou um arame bem fino na válvula de segurança, para desobstruí-la.
Fique de olho na borracha de vedação
A borracha de vedação é outro elemento essencial para a sua panela. Ela é a responsável por garantir que o ar não escape, o que impossibilitaria a pressão.
Assim, é preciso que regularmente você retire a borracha da tampa (que sai facilmente) para lavá-la.
Além disso, fique de olho para perceber se a borracha está ressecando. Se for o caso, é preciso trocá-la.
Controle o fogo
Assim que a sua panela pegar pressão, não é necessário manter a chama acesa no fogo alto. Por isso, sempre que a sua panela começar a apitar, reduza o fogo para evitar que o vapor se disperse mais rapidamente. Isso faz com que a comida resseque e você corre o risco de explosão quando todo líquido disponível evaporar.
Outro ponto importante é que diminuir o calor da chama garante mais economia do gás. Pois, uma vez gerada a pressão, a velocidade e temperatura de cozimento se estabiliza, independente do calor do fogo.
Ah, e jamais abra a panela com o fogo ligado. Falando nisso..
Alguns cuidados ao abrir a panela
Primeiramente, antes de abrir a panela se certifique que a válvula de segurança não esteja erguida! É ela que indica se ainda há pressão dentro da panela.
Para liberar a pressão, basta apagar o fogo e deixar que o ar saia sozinho.
É certo que isso pode demorar um pouco. Caso você esteja com muita pressa, coloque a panela de pressão embaixo de água corrente fria. A água faz com que a pressão seja liberada mais rapidamente.
Além disso, é comum que muitas pessoas levantem o pino da tampa para que o vapor saia mais rápido. Mas atenção: além de não ser indicado, justamente neste momento é possível que a sua válvula fique entupida, causando a indesejada explosão.
O ideal é sempre aguardar um tempinho, mesmo depois de retirada a pressão, para abrir a sua panela. Aqui não tem erro: uma panela já sem pressão, com a válvula abaixada e que não seja necessária força para abrir é uma panela segura para manuseio.
Viu só? Com alguns cuidados a panela de pressão se torna inofensiva assim como todas as outras. Se você gostou desse post e acha que mais pessoas irão gostar, que tal compartilhar em suas redes sociais? Com certeza você irá ajudar outras pessoas a superarem esse medo! Abraços da Iza e até a próxima <3